Bicho no SISS-Geo em destaque nesta edição


Cerdocyon thous (Linnaeus, 1766)

Colaborador: Rodrigo Brum Ferreira

Registro no SISS-Geo: 12865

Nome popular: Cachorro-do-mato, graxaim-do-mato, raposa, lobinho

Taxononomia: Ordem Carnivora, Família Canidae, Gênero Cerdocyon, Espécie Cerdocyon thous

Distribuição: Amplamente distribuído na América do Sul. Ocorre na maior parte do Brasil com exceção de parte da Amazônia (Bacia Amazônica).

Descrição: Pesam entre 4,5 e 8,5 kg. A coloração é variável em tons de cinza, marrom e amarelo. Possui orelhas curtas e cauda longa com pêlos que tendem ao preto.

Ecologia: É uma espécie generalista, preferindo ambientes mais abertos a matas densas. Sua alimentação é onívora e oportunista e depende da estação e tipo de hábitat. Consomem frutos, insetos, crustáceos, pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e ovos de diversas espécies, além de carcaças de animais silvestres e domésticos. São monogâmicos e vivem em casais ou grupos familiares estendidos. Sua atividade é crepuscular e noturna.

Conservação: Não há ações de conservação específicas para C. thous. Aparentemente é tolerante a perturbações antrópicas mas é uma das espécies de mamíferos mais atropeladas do Brasil, por isso medidas de prevenção de atropelamentos se fazem necessárias. Conflitos com animais domésticos e retaliação à predação de criações domésticas são também responsáveis por alta mortalidade desses animais. Ademais, as doenças transmitidas por cães domésticos são uma ameaça em potencial.

Risco de Extinção: Menos preocupante (LC).

Fontes: Beisiegel, B. de M., Lemos, F. G., Azevedo, F. C. de, Queirolo, D. & Jorge, R. S. P. Avaliação do risco de extinção do Cachorro-do-mato Cerdocyon thous (Linnaeus, 1766) no Brasil. Biodiversidade Bras. 3, 138–145 (2013).
Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros: http://procarnivoros.org.br/animais/cachorro-do-mato-cerdocyon-thous/