Início do conteúdo

24/07/2020

Conheça o Jogo Educacional 3D


A criação do Jogo Educacional 3D - Mestre dos Vetores surgiu em 2017, a partir do edital oferecido pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz) em apoio ao desenvolvimento de recursos educacionais abertos (REA), visando incentivar a experimentação de novas tecnologias educacionais.

A proposta da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre - PIBSS Fiocruz, foi transformar a Série Vetores de Modelos Educacionais Tridimensionais em EVA também produzida pela PIBSS, em Jogo Educacional 3D, de modo que espécies oriundas da biodiversidade brasileira e vetores de doenças infecciosas comuns, sejam montadas em 3 dimensões em ambiente digital e durante a montagem suas características sejam descobertas, auxiliando o entendimento de sua ocorrência no País, seus hábitos e formas de prevenção e controle. 

O Jogo Educativo 3D está direcionado prioritariamente a crianças de 5 a 10 anos mas pode ser usado para trabalhos educacionais em várias faixas etárias abrangendo as ciências naturais, a saúde, o meio ambiente e as artes.  

A montagem é feita por figuras, ícones, sons e as peças se encaixam pela percepção do tamanho, volume e forma, dispensando a leitura, mas focando na arquitetura do animal, um mosquito, um carrapato e os demais. Um indicador por luz e cor poderá auxiliar crianças pequenas ou com dificuldades. 

A vigilância em saúde é uma das ações protetoras da saúde e  conhecer os vetores é ganhar a capacidade de identificar os riscos potenciais que cercam as pessoas e suas comunidades e entender as diversas formas de prevenir as doenças por eles transmitidas.

* as versões do Jogo Mestre dos Vetores para dispositivos móveis estão em processo de homologação.

 

 

Voltar ao topoVoltar