Início do conteúdo

04/07/2019

SISS-Geo e Decathlon conectados com a biodiversidade e a saúde silvestre

Rita Braune - Equipe Pibss


Levar a ciência para a rua e despertar o interesse da população para novos conhecimentos são ações constantes de divulgação do Sistema de Informação em Saúde Silvestre - SISS-Geo concebido a partir dos preceitos da ciência cidadã, para apoiar a conservação da biodiversidade e a saúde humana e de animais silvestres.

No primeiro semestre de 2019, as equipes do SISS-Geo e a loja Decathlon da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) iniciaram a parceria para estimular que seus clientes participem do monitoramento da fauna usando o app SISS-Geo. Para isso, os vendedores do segmento montanha foram treinados e a palestra  "Tem Bicho na Trilha", aberta ao público, tratou da importância da participação de todos fazendo registros com fotos no app e dos cuidados que são necessários para evitar acidentes em trilhas. Os registros auxiliam a identificação animais que podem estar doentes e com isso evitar a transmissão de patógenos para humanos. Com a contribuição de todos é possível fazer alertas, em tempo real, e auxiliar a vigilância em saúde e ambiental. 

A palestra foi ministrada pela coordenadora da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre Pibss-Fiocruz.

Reconhecimento de participação da sociedade - Anualmente o SISS-Geo reconhece os 10+ colaboradores do SISS-Geo, premiando-os com certificados e medalhas durante o evento de Abertura da Temporada de Montanhismo, no Parque Nacional Serra dos Órgãos (ver fotogaleria).

Em 23 de agosto de 2019 a equipe da Pibss-Fiocruz recebeu o embaixador do SISS-Geo Pheterson Godinho e o segundo colocado de 2018, Carlos Alberto Silva, para um almoço na Fiocruz seguido da visita guiada ao Castelo Mourisco da Fundação. Durante a visita, o Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel, cumprimentou os visitantes e a representante da Decathlon, Talita Mota, presenteou os colaboradores com produtos da empresa.

Os  dez+ colaboradores de  2018  são  do Rio de Janeiro (3), Bahia (2), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1), São Paulo (1) e Goiás (1). Clique aqui  para conhecer.

Veja o vídeo enviado por Rian Pereira da Silva oceanógrafo de Ilhéus-Bahia, que é o colaborador Número 1 do SISS-Geo pelo segundo ano consecutivo.

Voltar ao topoVoltar