Início do conteúdo

07/03/2018

SISS-Geo já está disponível em iOS (Apple)

Rita Braune (Equipe CISS)


A versão iOS do SISS-Geo, aplicativo de monitoramento de animais silvestres da Fiocruz, já está disponível na AppleStore, para os dispositivos que utilizam o sistema operacional da Apple.
Com o iOS, o app permite consultas e navegação mais rápidas, entre outras funções.
A plataforma de comunicação foi aperfeiçoada criando um espaço de contato maior entre os colaboradores e a equipe. Pelo Fale Conosco, o colaborador pode enviar suas perguntas e sugestões e receber respostas da equipe de suporte e/ou especialistas, de forma mais rápida e interativa.

Quando o colaborador interrompe por alguma razão o preenchimento das informações, o app salva um rascunho e permite que o registro seja posteriormente alterado, excluído e/ou enviado (tela ao lado).
Tendo em vista a importância e relevância da qualidade das imagens dos animais silvestres avistados, para possíveis análises de pesquisadores e especialistas, o app ganhou nova melhoria na qualidade e resolução das fotos que agora permanecem na galeria de imagens do aparelho, mesmo após o seu envio.

Esta nova versão lança mão ainda de recursos visuais e elementos de design como ícones para cada grupo de animais silvestres, facilitando a identificação dos bichos com uma interface mais rápida e agradável (tela ao lado).
Outra melhoria é a possibilidade do usuário indicar a localização de um lugar diferente de onde foi feita a observação. Por exemplo, quando o usuário tira a foto no local da observação e vai para outro lugar, é possível registrar pelo mapa ou digitar a localidade da observação inicial.

Para Eduardo Krempser, coordenador de desenvolvimento, a implementação do SISS-Geo para iOS não apenas cumpriu a meta de inclusão do app em uma plataforma relevante, como possibilitou melhorias e novas funcionalidades para o sistema como um todo.
"A partir da implementação do SISS-Geo para iOS, cumprimos mais uma etapa de ampliarmos a participação da sociedade e continuamos os esforços na melhoria de toda a plataforma com novas funcionalidades e maior capacidade de obtenção e tratamento de dados, diz Eduardo". 

O app SISS-Geo versões iOS e Android, faz parte do Sistema de Informação em Saúde Silvestre, desenvolvido pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica.

 

 

 

Voltar ao topoVoltar