Início do conteúdo

07/05/2019

SISS-Geo participa da Abertura da Semana de Montanha 2019 na Urca, Rio de Janeiro


O Rio Nas Montanhas realizado no fim de semana de 27 e 28 de abril, na Urca, é um evento anual com o objetivo de celebrar o uso esportivo, recreativo e turístico das montanhas, por meio da promoção, valorização e aproximação da população com as montanhas cariocas, difundindo o montanhismo praticado no Rio de Janeiro. Segundo os organizadores, o Rio Nas Montanhas é a nova cara e o novo nome da Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM). Em 2019, o tema Clubes: Cultura e História homenageia a tradição do montanhismo fluminense de todos os clubes e, em especial, aos aniversários de 100 anos do Centro Excursionista Brasileiro, 80 anos do Centro Excursionista Rio de Janeiro e 60 anos do Centro Excursionista Guanabara.

Este ano, segundo os organizadores, o evento recebeu cerca de 6.000 pessoas e foram realizadas diversas atividades como Cine Montanha na Praça, Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM), Montanhismo Social, Workshops de segurança, Lançamento de Livro, Palestras, Premiação Mosquetão de Ouro, Rodas de Conversas sobre Biodiversidade e Saúde Silvestre, Uso do Aplicativo de monitoramento de animais silvestres SISS-Geo e Vacinação de Febre Amarela e Gripe.

Seguindo esta trilha, a Plataforma de Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fiocruz realizou atividades de divulgação e demonstração do uso do aplicativo do Sistema de Informação em Saúde Silvestre - SISS-Geo, rodas de conversas sobre Biodoversidade e Saúde Silvestre, oficinas de montagem do material Série Vetores da Biodiversidade brasileira, sorteio de brindes e do livro "Biodiversidade Faz Bem à Saúde".

A Fiocruz inovou convidando a Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro para um serviço de vacinação de Febre Amarela e Gripe durante os dois dias de evento, das 9:00 às 17:00 hs. A equipe que trabalhou na tenda da Fiocruz observou que muitas pessoas foram ao evento com a motivação da vacinação. Essa iniciativa faz parte da parceria PIBSS/Fiocruz e Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro. 

A pesquisadora, bióloga e coordenadora da Plataforma de Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fiocruz, Marcia Chame, que também é praticante de montanhismo, disse que a Abertura da Semana da Montanha é uma oportunidade de encontrar um público que observa animais silvestres nas trilhas e montanhas e que pode usar o aplicativo SISS-Geo: "A Abertura da Semana da Montanha é um evento que já faz parte da agenda da nossa plataforma com um número expressivo de pessoas que observam animais silvestres e que podem ajudar no monitoramento da vida silvestre e à emergência de doenças, usando o app SISS-Geo como ferramenta".

Mais uma vez, a Plataforma de Biodiversidade e Saúde Silvestre, fortaleceu suas parcerias e estreitou a relação com as diversas atividades relacionadas ao meio ambiente e aos esportes.

 

Voltar ao topoVoltar