App SISS-Geo da Fiocruz é usado em projeto no Rio Grande do Sul

A Casa de Aventura é uma loja, escola e operadora de atividades ao ar livre que oferece entre outros serviços a travessia da praia com a maior faixa contínua de areia do mundo, da Barra do Rio Grande até a Barra do Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, onde se encontra a maior reserva ecológica do país, a Estação Ecológica do Taim.

Como parte de suas atividades, a empresa estimula e capacita os caminhantes a usarem o aplicativo SISS-Geo e a registrar os animais silvestres observados durante a travessia. Assim, a empresa, os caminhantes e o SISS-Geo contribuem para gerar dados de qualidade e informações sobre a fauna na região.

A prática de atividades comerciais nesta área é regulada por legislação e o SISS-Geo é a ferramenta de monitoramento usada para sistematizar os dados dos animais observados durante as travessias. De acordo com a empresa, os relatórios gerados a partir dos dados sistematizados pelo sistema, são encaminhados aos setores reguladores no âmbito do Programa Ambiental que autoriza sua atividade.

Ainda durante as travessias, quando animais mortos ou doentes são observados, a empresa contata especialistas da Universidade Federal do Rio Grande (UFURG) e da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) para que os técnicos realizem o resgate ou o atendimento dos animais.

O SISS-Geo é ferramenta para o monitoramento da fauna brasileira, desenvolvido pela Fiocruz, acessível a todas as pessoas, e reconhece todos os projetos alinhados aos seus objetivos de contribuir para a vigilância em saúde e a conservação da biodiversidade.

Clique aqui para ler mais sobre isso na entrevista com  Ivo Léo