CISS realiza oficina no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Crédito
Rita Braune

Como parte das atividades da Semana da Saúde do Servidor organizada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos – ICMBio, o Centro de Informação em Saúde Silvestre – CISS realizou em Teresópolis, para um grupo de aproximadamente 40 pessoas, uma oficina para pensar e conhecer as relações entre a saúde silvestre e humana no contexto do PARNASO.

Na primeira parte da oficina, o grupo discutiu e identificou animais, lugares, atividades, hábitos e culturas que podem favorecer a ocorrência de zoonoses (doenças que circulam entre animais e humanos) no Parque e sua área de entorno.

Em seguida, foram divididos 6 subgrupos para a montagem dos modelos tridimensionais de seis vetores da fauna brasileira desenvolvidos pelo Centro de Informação em Saúde Silvestre. Os modelos ao serem montados se transformam em carrapato, mosquito-palha, barbeiro, pulga do rato, borrachudo e mosquito prego. A oficina serviu de elo para a compreensão de que as transformações ambientais, como o desmatamento, favorecem o crescimento das populações e a transmissão de agentes patogênicos para as pessoas nas áreas urbanas e periurbanas. Assim, ecossistemas naturais e suas espécies nativas, além de nos fornecer água limpa, solo fértil e outros serviços,  também promovem o controle de espécies vetores de patógenos.

A Semana da Saúde do Servidor do PARNASO é um evento nacional criado pelo ICMBio, que acontece todos os anos em todas as unidades de conservação,com o objetivo de estimular os servidores e colaboradores para o cuidado com a saúde e sua relação com o mundo.

Segundo a organizadora do evento, Isabela Deiss, esse ano o tema da semana no PARNASO foi destinado ao aprofundamento do conhecimento entre as relações que interligam a saúde dos servidores com o objetivo final do seu trabalho.

“Foram oferecidas atividades como a prática da ginástica chinesa de Lian Gong e a palestra de uma dentista humanista que explicou porque a saúde começa na boca” disse Isabela.

Isabela Deiss ressaltou ainda que o Parnaso tem todo interesse em divulgar e promover o CISS, pois o Centro de Informação em Saúde Silvestre traz informações importantes para visitantes, servidores e pesquisadores que atuam e visitam o PARNASO.