Conheça a Plataforma SISS-Geo: A conexão com a sociedade e os desafios da auditoria

Crédito
Fabiane Proba e Marcia Chame - Equipe Pibss Fiocruz

Ornitóloga, Jessica de Oliveira, compõe a equipe de auditores da plataforma SISS-Geo. Responsável por auditar e validar as aves no SISS-Geo, ela se entusiasma com a proximidade entre o colaborador e o seu trabalho, quando ao fechar a validação o nome científico é enviado a quem o observou.  

“Isto é muito interessante, porque a gente leva o conhecimento às pessoas. É gratificante quando um novo registro já chega para nós com o nome científico do animal, mostrando que a pessoa aprendeu com a nossa interação” 

Ao contar seu modo de trabalho, a auditora Jessica evidencia o rigor da auditoria do SISS-Geo e os obstáculos na tarefa taxonômica. Bem recorrente, é a dificuldade advinda da qualidade da foto, quando não se permite a ideal visualização dos animais. “Aves são ariscas, não é fácil fazer um bom registro fotográfico. Entendemos quando isso ocorre”, ela destaca. Por isso, a importância do preenchimento de todos os campos ao se fazer um registro para a plataforma, já que, muitas vezes, a foto pouco nítida é compensada com as informações ambientais do local de aparecimento do animal, para que se proceda a identificação correta dele. 

Primeiramente, Jessica observa a foto, se auxiliando com guias da coletânea Aves do Brasil e referências bibliográficas da área. Se não for possível identificar, a localização geográfica informada passa a ser crucial e ela recorre ainda às listas de espécies disponíveis nas plataformas Wikiaves (acervo de aves brasileiras) e também E-bird (que reúne aves do mundo afora), para a identificação visual associada às particularidades regionais e temporais. Em último caso, encaminha o registro a outro especialista. 

Além de aves, a plataforma conta com auditores especializados em mamíferos e quirópteros (morcegos). Tamanho rigor na validação dos registros estabelece estreita relação com o propósito maior do SISS-Geo: ser uma ferramenta cidadã de vigilância em saúde. O que isso significa? Muito! Os registros são a essência para o funcionamento de toda a engrenagem: é a partir deles que alertas podem ser gerados, situações de risco podem ser levantadas e a vigilância pode se concretizar, para que ações de prevenção e controle sejam efetivas.