Emergência de zoonoses e o desafio de integrar a conservação de mamíferos com a vigilância de zoonoses para ações plenas

Crédito
Thamara Santos de Almeida


Registro do simpósio “Emergência de Zoonoses – desafios e oportunidades para a conservação de mamíferos” 

Em discussão inovadora no XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia  pesquisadores de áreas distintas se reuniram no simpósio “Emergência de Zoonoses – desafios e oportunidades para a conservação de mamíferos”  

Tratar de zoonoses com pesquisadores que estudam mamíferos não é de fato uma novidade, muitos são aqueles que estudam doenças das espécies que trabalham. Entretanto, os diversos fatores e impactos que ameaçam as espécies são cada vez mais amplos e intensos e a soma de esforços e expertises precisam ser implementadas nos diversos setores, pois mutuamente fortalecem políticas públicas que precisam ser integradas para a saúde humana e a conservação da biodiversidade.  

O simpósio foi proposto e coordenado pela Dra. Marcia Chame da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fiocruz, e teve como expositores a Dra. Flavia Miranda da Universidade Estadual de Santa Cruz, BA e Instituto Tamanduá, Dra. Maria Orgzewaska, do Laboratório de Referência em Virus Respiratórios e Sarampo da Fiocruz, o Dr. Danilo Simonini da Universidade Estadual de Santa Cruz, BA e Sociedade Brasileira de Primatologia e do Dr. Alessandro Romano da Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde.  

A Mastozoologia é a área da ciência dedicada ao estudo dos mamíferos. Abrange diversas áreas de pesquisa, como a ecologia, genética, taxonomia, filogenia, conservação, dentre outras.   

As discussões foram abrangentes e culminaram na proposta de criação do Grupo de Trabalho de Emergência de Zoonoses no âmbito da Sociedade Brasileira de Mastozoologia, com objetivo de identificar sinergias e desafios e propor ações conjuntas. Além disso, o evento propiciou a elaboração de uma carta aos candidatos à presidência do Brasil sobre a importância da conservação da biodiversidade.