Fiocruz reconhece os 10+ Colaboradores do SISS-Geo 2022 em cerimônia de premiação virtual

Crédito
Thamara Santos de Almeida


No dia 27/4/2023 a Plataforma Institucional de Biodiversidade e Saúde Silvestre (PIBSS) da Fiocruz premiou os 10+ Colaboradores do SISS-Geo de 2022. Anualmente, a premiação reconhece a participação de voluntários, mulheres, profissionais, órgãos de saúde e do ambiente e Unidades de Conservação que colaboram para a plataforma.  

 

O evento, que ocorreu de forma virtual, contou com a presença dos representantes em 7 categorias: Colaboradores Voluntários; Colaboradoras Mulheres; Profissionais de Saúde, Ambiente e outros Órgãos; Unidades/Equipes de Saúde, Ambiente e outros Órgãos; Unidades de Conservação e interessados. Além destes, foram revelados os Destaques de 2022 e Embaixadores, aqueles que por sua contribuição continuada com registros, apoiam e disseminam o uso do SISS-Geo em suas ações cotidianas.  A transmissão no canal YouTube da Vídeo Saúde da Fiocruz contou com 360 visualizações. 

 

Marcia Chame, coordenadora da Plataforma, abriu o evento dando as boas-vindas a todos colaboradores e ressaltando a importância da participação de todos para os bons resultados alcançados na vigilância em saúde. “As pessoas ajudam a fazer o monitoramento dos animais no Brasil, especialmente na vigilância de emergência de zoonoses, hoje a participação de todos no controle da febre amarela é efetiva pelo engajamento de toda a rede de colaboradores, voluntários, profissionais de saúde, agricultores, profissionais do ecoturismo e outros nesse processo”. 

 

Em seguida leu a mensagem da presidência da Fiocruz “Em nome do Gabinete, damos os parabéns a todos os premiados das diferentes categorias e, por meio deles, agradecemos aos diversos colaboradores que contribuem com a PIBSS no monitoramento da fauna e controle de zoonoses em nosso país 

 

Alda Maria da Cruz, Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças Transmitidas por Vetores da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde saudou a todos e ressaltou a importância do SISS-Geo e da colaboração da sociedade, profissionais de saúde e de outros órgãos nos esforços e resultados obtidos na vigilância da febre amarela, incentivando ainda mais o engajamento de todos.  

 

Alessandro Romano, Médico Veterinário e assessor técnico da Coordenação Geral de Arboviroses do Ministério da Saúde, ressaltou a importância do SISS-Geo para as políticas públicas na área da saúde, a conservação e a biodiversidade “a iniciativa pode nos levar a um lugar muito além do qual nós estamos hoje, agradecemos a parceria e parabenizo a todos os colaboradores!” 

O pesquisador da Fiocruz responsável pelo desenvolvimento tecnológico do SISS-Geo, Eduardo Krempser, apresentou a categoria de colaboradores voluntários e falou sobre como o SISS-Geo foi concebido “O SISS-Geo é uma iniciativa de ciência cidadã ele nasce da ideia de que pessoas, profissionais de saúde ou não, usem a tecnologia para avançarmos na saúde e na conservação, tudo que nós fazemos é para a sociedade se envolver e participar” 

 

Victor Hugo Rebecchi Siqueira, estudante de Biologia de Magé (RJ) e 1º. Colocado na Categoria Voluntários, comentou que Jorge Antônio Paiva e Carlos Alberto da Silva, outros colaboradores premiados, o incentivaram a usar o SISS-Geo e relatou que o principal incentivo para usar o SISS-Geo é ajudar seu munícipio: “Magé é muito abandonado na questão ambiental e pouco valorizado, apesar de ter diversos táxons afetados por isso, espero conseguir ajudar a biodiversidade e a saúde pública com meus registros” 

Alda Maria da Cruz, também apresentou a categoria Profissionais de Saúde, Ambiente e outros Órgãos e relatou a importância da participação dos profissionais “nós estamos aqui num gabinete, mas temos a sorte de ter pessoas que estão no campo, no território, fazendo as coisas acontecerem, muito obrigada!” 

 

Anna Eduarda Pires Gonçalves, Médica Veterinária, que realizou sua residência em Vigilância em Saúde na Escola de Saúde Pública da UFRGS junto ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS-RS) foi a 1ª. colocada na categoria de mulheres e também nas profissionais de saúde, comentou sobre seu projeto que utilizou o SISS-Geo: “em maio de 2022 participei de uma capacitação de multiplicadores do SISS-Geo, foi onde surgiu a ideia de organizar nosso banco de dados no SISS-Geo. O que eu considero mais importante foi instigar a comunidade a participar do sistema de vigilância".

 

Alessandro Romano foi responsável por apresentar a categoria das Unidades de Saúde, Ambiente e Outros Órgãos e foi um dos integrantes do Ministério da Saúde responsável por participar das oficinas de multiplicadores do SISS-Geo pelo Brasil afora “hoje é um dia de celebração e de concretização do esforço que a gente vem fazendo e ver o sonho do SISS-Geo concretizado”. 

 

A equipe do projeto “Campinas Cidade Resiliente” que conquistou o 1° lugar na categoria das Unidades de Saúde, Ambiente e Outros Órgãos e é exemplo de cooperação entre setores, na fala da Andreia Von Zuben, médica veterinária e Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas comenta que o evento foi um dia de celebração: “agradecemos a premiação e também dedico ela a todos os nossos profissionais que estão super comprometidas com o projeto, que é compartilhado entre a defesa civil e a secretaria de saúde”. Além disso, eles ressaltam a importância do alerta precoce proporcionado pelo SISS-Geo: “O SISS-Geo é um programa que pela primeira vez olha para fauna e para as zoonoses trazendo o que é o mais preciso e importante nesse momento pós pandemia que são os alertas precoces, os sistemas de vigilância precisam se preparar para evitar mortes humanas”.

 

Thamara Santos de Almeida, bióloga e pesquisadora bolsista da PIBSS, que apresentou as mulheres premiadas, ressaltou a importância de reconhecer as mulheres: “as mulheres ocupam espaços relevantes na saúde, na conservação, na agricultura e dentre outras áreas, precisamos reconhecer o protagonismo dessas mulheres e estimular a participação delas no processo de tomadas de decisão” 

Isadora Franco Lopes de Araújo premiada em 3° lugar na categoria de mulheres relata: “a premiação é resultado de uma equipe grande, desde as pessoas em campo até as pessoas no laboratório, pretendemos registrar ainda mais pelo SISS-Geo em 2023, estamos à disposição! 

 

Lívia Abdalla, geógrafa, bolsista pesquisadora da PIBSS e especialista no desenvolvimento de modelos geoespaciais apresentou as Unidades de Conservação vencedoras, destacando a sua importância: “As UCs têm importância fundamental no controle da degradação dos ambientes naturais, há diversos serviços ecossistêmicos prestados, desde regulação do clima, conservação das nascentes até regulação de doenças zoonóticas como consequência da conservação da diversidade ecológica”. 

 

Victor Paulo Azevedo Valente da Silva, chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, 1° lugar na categoria de Unidades de Conservação ressalta a importância dos voluntários: “agradeço pela oportunidade de estarmos aqui e parabenizo essa ferramenta fantástica, isso só foi possível graças a utilização do app pela população, sendo a maioria de Magé e Petrópolis, obrigada por colaborarem para esse monitoramento e prevenção de doenças”.

 


 

Destaques de 2022 

O propósito do SISS-Geo é ampliar a cada dia sua rede de colaboradores e a partir de registros georreferenciados de animais vivos, mortos ou doentes e informações antecipar ações de prevenção e controle de doenças que afetam as pessoas e a biodiversidade.  

Para isso, o incentivo daqueles que se destacaram no ano, por sua expressiva contribuição com registros e ações, é fundamental para que continuem e ampliem sua participação e de novos colaboradores e assim, tornarem-se Embaixadores do SISS-Geo. 

 

Em 2022, destacaram-se Décio de Souza Mata, da Fundação Museu do Homem Americano que realizou trabalho de monitoramento da fauna no Parque Nacional Serra da Capivara, PI; além de Victor Hugo Rebecchi Siqueira, com expressivos registros em Magé, RJ e Filipe Abreu, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Salinas, que dissemina o uso do SISS-Geo e treina inúmeros profissionais de saúde e de outros órgãos no Norte de Minas, responsáveis pela vigilância de arboviroses no Estado. 

 

“Fico muito honrado de poder colaborar com o estudo e conservação da fauna aqui da nossa região do Parque Nacional da Serra da Capivara e dizer que fiquei muito feliz em fazer parte desse projeto lindo, adorei registrar os animais pelo SISS-Geo“ comenta Décio de Souza Mata.

 

Filipe Abreu ressalta como o SISS-Geo pode ser uma ponte entre a academia e o serviço público de saúde: “O nosso grupo tenta fazer uma ponte entre a academia e o serviço de saúde pelo projeto Febre Amarela BR; no meio desse processo de multiplicação passamos por um surto de febre amarela e graças ao SISS-Geo conseguimos monitorar isso” comenta Filipe Abreu. 

 

 

Embaixadores de 2022 

 

Por fim, a homenagem aos Embaixadores SISS-Geo, aqueles que se mantem atuantes ao longo dos anos, divulgam e expandem o uso do SISS-Geo em suas comunidades, estados, municípios, regiões, serviços e ultrapassam mais de 1000 registros.  

 

Pheterson Godinho o 1º. Embaixador SISS-Geo se mantém atuante em seus trabalhos de manejo de trilhas em todo o Brasil.  

Campinas – Cidade Resiliente, SP, pela incorporação do SISS-Geo como ferramenta nas ações integradas de vigilância realizadas pela Defesa Civil e Unidade de Vigilância de Zoonoses é o modelo que tem sido apresentado para outros municípios no Brasil de avanços na prevenção e de novas formas de trabalho para a Saúde Única. 

 

Elen Fagundes Costa, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Campinas agradece o reconhecimento e apoio e ressalta a importância dos parceiros: “Campinas é uma cidade embaixadora do SISS-Geo e com certeza há uma dedicação e empenho para que isso aconteça, agradecemos todos os parceiros e a equipe da UVZ; a parceria que criamos junto a defesa civil é o nosso diferencial e faz muita diferença no dia a dia para seguirmos em frente em uma atuação sistêmica no enfrentamento de zoonoses emergentes” 

Jorge Antônio Paiva vem nos últimos anos, não somente fazendo registros contínuos em Magé e na região da baixada do Parque Nacional Serra dos Órgãos, mas atua em sua comunidade disseminando o sistema para novos colaboradores e nova consciência ambiental.  

 

Rita Braune, pioneira da comunicação do SISS-Geo, inaugurou e consolidou a divulgação do sistema e dos esforços de toda a equipe reconhecidos em diversos prêmios nacionais e internacional, além da concepção da premiação dos 10+ Colaboradores do SISS-Geo.  

“Me sinto muito honrada de receber esse título e parabenizar todos os premiados, tive a oportunidade de ver o SISS-Geo nascer e chegar a adolescência com um futuro gigante pela frente com toda a competência dessa equipe, continuamos juntos”, relata Rita Braune. 

 

A todos nossos mais profundos agradecimentos. 

Vemo-nos em 2024!!!