Histórias de Experiências - Ivo Léo Schmitz

O aplicativo SISS-Geo, de monitoramento de animais silvestres desenvolvido pela Fiocruz, é usado na travessia da praia com a maior faixa contínua de areia do mundo, da Barra do Rio Grande até a Barra do Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, onde se encontra a maior reserva ecológica do país, a Estação Ecológica do Taim.
Como parte das atividades, os caminhantes registram no SISS-Geo os animais silvestres observados durante a travessia (veja a fotogaleria ao lado). 

 

Como conheceu o SISS-Geo?
Ivo - Meu primeiro contato com o SISS-Geo aconteceu em 2018 através do projeto Caminho da Mata Atlântica. Em 2019 passei a usar a ferramenta com frequêncioa após uma parceria da FEMESC (Federação de Escalada e Montanhismo de Santa Catarina) e DIVE-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, para monitoramento de macacos mortos pela Febre Amarela no Estado.

Quais foram as exigências legais para a operação na região?
Ivo - Para legalização de operações comerciais em "Área Ambientalmente Sensível" próxima a Reserva Ecológica Estação do Taim, a Prefeitura do município de Santa Vitória do Palmar exige um documento de Programas Ambientais. Neste sentido, nossa empresa preparou um projeto de prevenção de acidentes ambientais, identificação dos potenciais impactos negativos e a proposta de mitigação dos mesmos.

Quais os impactos ambientais da travessia?
Ivo - Temos consciência que toda atividade gera algum impacto ambiental e no caso desta travessia embora a caminhada pela praia gere poucos impactos diretos, os resíduos sólidos inerentes a alimentação e os resíduos sanitários são os impactos diretos que trabalhamos para mitigar, junto ao respeito à fauna e flora local. 

Quais são as medidas de mitigação destes impactos?
Ivo - No caso dos resíduos sólidos orientamos os participantes a armazenarem em suas mochilas de caminhada e diariamente estes resíduos são transferidos para recipientes apropriados que são transportados no carro de apoio. Para os resíduos sanitários, trabalhamos com o sistema de banheiro seco, armazenamento em estrutura adequada e posterior destinação. Todos estes materiais ao final da travessia são destinados a empresas especializadas contratadas para este fim.

Qual foi a motivação para o uso do SISS-Geo?
Ivo - Esta é uma região muito inóspita, com pouca presença humana e muita vida silvestre. Notamos frequentemente no inverno, a presença de leões marinhos que se desgarram dos seus  grupos para descansar na praia e muitos desses morrem. O SISS-Geo nos permite informar a projetos de proteção de fauna sobre a presença destes animais para resgate e recuperação, já que o app já informa a localização além de várias outras informações.

Qual a contribuição do uso do SISS-Geo para a empresa?
Ivo - Além de vir de encontro com nossos valores para a prática de atividade na natureza, o SISS-Geo nos permite catalogar os animais avistados para inventário e auxiliar outros projetos. Nossos clientes também relatam o quanto ficam felizes quando recebem algum retorno sobre um avistamento que possuem dúvida sobre a identificação, com orientações corretas vindo da equipe de especialistas da Fiocruz. Todo este processo agrega muito valor a experiência oferecida para nossos clientes e nos dá satisfação de poder difundir boas práticas junto aos nossos clientes.