Fiocruz e LNCC realizam oficina de modelagem matemática

Crédito
Equipe CISS

A oficina "Métodos e ferramentas para a modelagem de oportunidades ecológicas de ocorrência de doenças", é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz/ Centro de Informação em Saúde Silvestre - CISS  e do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC e será realizada nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2014 em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

A Oficina objetiva explorar os caminhos percorridos, as dificuldades e êxitos encontrados nas pesquisas científicas e estudos de modelos matemáticos e geoespaciais de ocorrência de espécies e suas relações ecológicas, dentre elas as de doenças.

Especial interesse será dado aos métodos e ferramentas que tratam de modelagem ecológica, destacando-se a de nicho ecológico, modelagem epidemiológica, modelagem a partir de dados e modelagem geo-espacial.

Cerca de 30 pesquisadores nacionais e estrangeiros de diversas áreas de conhecimento, estarão reunidos no Palácio Itaboraí (Fiocruz) um patrimônio arquitetônico, construído em 1892 para residência de verão do projetista e construtor italiano Antonio Jannuzzino.

Os palestrantes convidados são pesquisadores que acumulam relevante experiência sobre o tema proposto:

Dr. Enrique Martínez - Universidade Nacional Autônoma do México, Dr. Andrés Lira Noriega - Universidade de Kansas, Dr. Luiz Gadelha – LNCC, Dra. Marinez Siqueira - JBRJ,  Dr. Rafael Loyola - UFG, Dra. Kátia Ferraz - USP.

A oficina é uma atividades do Centro de Informação em Saúde Silvestre – CISS, responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo, que busca o monitoramento de emergências de zoonoses advindas da fauna silvestre.

Este projeto é realizado pela Fiocruz no âmbito do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade - PROBIO II, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA e financiado pelo Banco Mundial.