Novas pesquisas identificam áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade

Crédito
Livia Abdalla

O site BiodiversityMapping.org é uma iniciativa do pesquisador Clinton N. Jenkins do Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, que apresenta mapas com a riqueza e a diversidade biológica de espécies de mamíferos, anfíbios, aves e moluscos em diferentes partes do planeta terra.

Com base em dados recentes de localização (IUCN, BirdLife International e NatureServe), mais de 21.000 espécies foram identificadas e geograficamente distribuídas. A riqueza foi mapeada a partir da sobreposição dos pontos das espécies em uma grade regular de células (GRID), no qual cada uma das células representa uma área de 100 km². A escala resultante deste mapeamento se destaca por ser 100 vezes mais detalhada que avaliações anteriores (Jenkins et al, 2013). Representa assim importante aprimoramento metodológico, que o aproxima das escalas de diferentes pesquisas socioambientais; como exemplo, as pesquisas de modelagem matemática que estão sendo desenvolvidas pelo Centro de Informação em Saúde Silvestre – CISS, e que irão resultar nos modelos de alerta e previsão de oportunidades ecológicas para emergência de doenças da biodiversidade, especialmente as com potencial de acometimento humano.

Referências: Jenkins, CN, SL Pimm, LN Joppa (2013) Global Patterns of Terrestrial Vertebrate Diversity and Conservation. PNAS 110(28): E2602-E2610. doi: 10.1073/pnas.1302251110