O CISS realizou nos dias 24 e 25 de setembro, na Região Serrana do Rio de Janeiro, a primeira Oficina das Redes em Saúde Silvestre. A Oficina contou com a presença de 59 integrantes da Rede Participativa em Saúde Silvestre e da Rede de Laboratórios em Saúde Silvestre representando diversas instituições de ensino, pesquisa e serviço do País, dentre elas: UFPA, Marinha, Lanagros, MMA, Fiocruz, UFC, UFV, UFF, IBAMA, Secretarias Estaduais, UFMG, UNB, USP, UFRPE, Zoológicos de Brasília e Sorocaba, UFRRJ, Embrapa, UNISINOS, Instituto-IPÊ, PESAGRO-RJ, Comando Ambiental da Brigada Militar do Brasil, ICMBio, UFRA, UNESP-Botucatu e LNCC.
A pauta girou em torno de discussões sobre a atual situação das Redes, propostas de estratégias para ampliação e manutenção das mesmas, necessidade de definição de parâmetros para elaboração de modelo de documento conceitual de autoria e coautoria de trabalhos entre os parceiros, além de elaboração de plano de trabalho para as Redes em 2015.
O evento, contou ainda com a participação do Dr. Bodo Wanke (Fiocruz-RJ) que palestrou sobre sua experiência no estudo de micoses sistêmicas no País e a Rede que integra diversos especialistas internacionais. O enceramento da Oficina ficou a cargo do Dr. Carlos Corvalan (OPAS) que apresentou um panorama global sobre a saúde e o ambiente e os grandes desafios frente às mudanças globais, a perda da biodiversidade e qualidade de vida.