A premiação dos “10+ colaboradores do SISS-Geo” é um evento anual realizado desde 2017, em formato presencial na Fiocruz nos últimos anos e transmitido on-line para que os colaboradores de todos os estados do país possam participar.
Até março de 2025, a plataforma SISS-Geo totaliza 45.146 registros de todos os estados brasileiros e no exterior como na Antártica e Itália. A rede de colaboradores totaliza 15.712 pessoas, 483 instituições e uma rede de especialistas de aproximadamente 15 profissionais que auxiliam a equipe de auditoria do SISS-Geo na identificação das espécies e validação taxinômica dos registros.
Os vencedores são selecionados por critérios de premiação pré-estabelecidos que elencam o número de registros enviados ao sistema, distribuídos em cinco categorias:
- Colaboradores Voluntários;
- Mulheres colaboradoras;
- Profissionais de Saúde, Ambiente e outros órgãos;
- Unidades/Equipes de Saúde, Ambiente e outros órgãos;
- Unidades de Conservação pelo número de registros na sua área.
*A premiação concede troféus para os 3 primeiros lugares de cada categoria e certificados aos demais.
Clique aqui para conhecer os vencedores de 2024
Premiação
Ao iniciar o evento, a Coordenadora da Pibss e fundadora do SISS-Geo, Marcia Chame, saudou os premiados dos 11 estados com a presença no auditório do Museu da Vida, de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro e os que participaram on-line de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Amazonas, além da audiência que prestigiou o evento.
Marcia falou sobre a importância da contribuição da sociedade na Vigilância Participativa para o controle, prevenção, pesquisa e políticas públicas e citou a diversidade dos perfis de colaboradores como trilheiros, comunidades tradicionais e indígenas, profissionais da saúde desde Agentes Comunitários da Saúde até Gestores, Defesa Civil e Guardas-Parque entre tantos outros da saúde, ambiente e outros órgãos.
"Isto é o que de fato buscamos com a saúde única: a possibilidade de integrar informações e esforços para podermos pensar em uma política integrada de qualidade de vida para todos”, disse a coordenadora.
Para a mesa de abertura presencial foram convidados Tania Fonseca, Coordenadora de Vigilância e Serviços de Referência da Fiocruz e Renato Vieira Alves representante da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). Para participação on-line foram convidados Alda Maria da Cruz, Diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, Francisco Edilson Ferreira Lima Jr., Coordenador da Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúde e Ambiente e Daniel Garkauskas Ramos da Coordenação de Arboviroses do ministério da Saúde.
Antes de iniciar a palestra sobre a Plataforma SISS-Geo, Marcia homenageou sua equipe convidando todos a subirem ao palco. "Esta é uma construção de muitas mãos", disse a coordenadora.
Para premiar a primeira categoria Profissionais de Saúde, Ambiente e outros órgãos, foi convidado o Médico Veterinário Alessandro Pêssego que apresentou os 10 colaboradores destacando o papel de Bartholomeu Lopes, Agente de Saúde Pública de Minas Gerais que ficou em 1o lugar com mais de 820 registros no SISS-Geo, em 2024.
Jessica Andrade, Bióloga e Auditora do SISS-Geo, apresentou as Colaboradoras Mulheres e saudou Flavia Megda que é o 1o lugar pelo segundo ano consecutivo nesta categoria e 2o lugar em colaboradores voluntários . Flavia falou sobre sua participação como voluntária e que aprende muito sobre os animais quando recebe o retorno por email dos auditores, com informações sobre as espécies.
Maria Ogrzewalska, Bióloga da Fiocruz que foi classificada em 3o lugar na categoria mulheres e em 5o lugar em Profissionais de Saúde, foi convidada a compartilhar sua experiência na última expedição do projeto FioAntar (Dez 2024) quando usou o SISS-Geo para registrar animais na Antártica.
O 1o lugar da categoria Equipes de Saúde, Ambiente e Outros Órgãos foi vencido pela Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Pinhais representada presencialmente pelo médico veterinário Haroldo Greca Jr. e com a participação on-line de toda a equipe da UVZ e o secretário de saúde, José Dalmi Dissenha. Cassiana Dahlke médica veterinária da UVZ também foi destaque entre os profissionais de saúde e mulheres de São José dos Pinhais, Paraná.
Renato Vieira Alves entregou o troféu para Haroldo Greca que lembrou a parceria com o SISS-Geo desde 2017, quando sua equipe particicipou das ações de prevenção e controle da Febre Amarela no Paraná e essa ação recebeu um prêmio internacional (China) de Honra ao Mérito.
Na mesma categoria de equipes, o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Quissamã foi o 3o lugar e esteve presente representado pela Engenheira Ambiental, Camille Chagas recebeu o troféu de Renato Viera Alves.
Entre os relatos de experiências de uso do SISS-Geo, Isadora Franco, Médica Veterináriada Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, explicou que equipe de Goiânia incorporou o uso do SISS-Geo em suas atividades e que houve uma considerável evolução do monitoramento de primatas não humanos para atualmente um mapeamento importante de morcêgos na cidade de Goiânia.
Na categoria Unidades de Conservação, Livia Abdalla, Pesquisadora especialista em Geoprocessamento do SISS-Geo, entregou o troféu de 1o lugar ao chefe da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, Victor Valente que falou sobre a grande abrangência territorial da APA e agradeceu aos colaboradores do SISS-Geo que registram os animais na região.
A APA Guandú classificada em 6o lugar e que no mesmo dia (27) comemorava 18 anos de sua fundação, esteve presente no evento.
Pedro Zeno, Cientista Social do SISS-Geo entregou o 1o lugar da categoria Colaboradores Voluntários para o estudante de biologia Victor Hugo Rebecchi que vence a primeira colocação pelo segundo ano consecutivo. Pedro lembrou que Victor foi capacitado pelo embaixador do SISS-Geo e Condutor de Trilhas do Camping da Coruja, Carlos Alberto Silva que também relatou como foi o início da sua experiência no SISS-Geo.
Mais um relato de experiência de uso do SISS-Geo veio do colaborador voluntário, estudante de 16 anos de Rondônia que conheceu o SISS-Geo pelo Google quando fez uma busca interessado em animais silvestres. Welbert Barbosa foi destaque do mês em 2024 com a foto de um macaco em cima de um telhado.
Na etapa final, Marcia Chame agradeceu a contribuição dos especialistas na identificação das espécies de animais registrados e na validação taxinômica.
Pela participação diferenciada na divulgação e multiplicação do uso do SISS-Geo, os colaboradores Bartholomeu Lopes de Minas Gerais e Cintia Igashi do Rio Grande do Norte, foram anunciados como os novos Embaixadores do SISS-Geo que se juntam ao grupo já existente.
No último relato de experiências Marcela Prado Coelho coordenadora da UVZ Campinas compartilhou as práticas de uso do SISS-Geo como ferramenta de Vigilância e mostrou exemplos da integração com a Defesa Civil e simulados com situações práticas.
Para finalizar o evento Marcia homenageou Bruno Oliveira que foi o designer criador do tamanduá fôlha, a logomarca que norteia a marca presente nos produtos de divulgação da Pibss e SISS-Geo.
Todos os presentes subiram ao palco para o registro de mais uma premiação dos 10+ Colaboradores do SISS-Geo !