A Fiocruz – Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre e a Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses/CVE da Secretaria de Saúde de São Paulo, realizaram na semana de 14 a 17 de janeiro de 2025, treinamento para o uso da plataforma SISS-Geo em São Paulo.
Participaram técnicos dos municípios estratégicos de Ribeirão Preto, Luís Antônio, Jaboticabal, Guatapará e Barrinha, com o objetivo de apoiar o estado de São Paulo na prevenção e no monitoramento de primatas não humanos, sentinelas da ocorrência di vírus da Febre Amarela que ocorre na região.
Técnicos da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS) foram também treinados para inserção dos dados de epizootias de 2024 e 2025 na plataforma.
O SISS-Geo é desenvolvido pela Fiocruz para a vigilância de animais como estratégia de apoio às ações de prevenção e controle de doenças em animais e pessoas, em todo o Brasil.
A sociedade e técnicos da saúde e ambiente podem registrar no #SISSGeo animais mortos, doentes e sadios.
Alertas com coordenadas geográficas precisas e informações que em tempo real chegam aos gestores e garantem dados disponíveis do campo ao diagnóstico final.
Este é um sistema de saúde inovador que disponibiliza com exclusividade, facilidades, rapidez e eficiência para prevenção e controle de zoonoses.
As funcionalidades exclusivas para saúde, desenvolvidas em parceria e recursos do Ministério da Saúde, compõem a plataforma inovadora a serviço da sociedade, dos estados e dos municipios.
🔆 O SISS-Geo é SUS !