Thiago Bastos de Jaboatão dos Guararapes, é o colaborador que mais enviou registros para o SISS-Geo em 2015

Thiago Bastos de 34 anos, morador de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, destacou-se como 1º colocado entre os 10 MAIS COLABORADORES do SISS-Geo, em 2015.

thiago2.jpgEm entrevista ao Centro de Informação em Saúde Silvestre, Thiago contou que soube do aplicativo pela matéria veiculada na GloboNews e que sua motivação é participar da pesquisa da Fiocruz e colocar em prática seus estudos.

"Quero contribuir para a pesquisa da equipe do Centro de Informação e Saúde Silvestre da Fiocruz e colocar em prática meus estudos de Técnico de Meio Ambiente na Escola do Projeto Pronatec", disse Thiago.

A maioria dos registros foram de animais avistados no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, onde Thiago trabalha.

Thiago disse estar satisfeito com o SISS-Geo e como melhoria sugeriu que após o preenchimento do nome do animal, o app possa indicar se o mesmo está ou não correto e apontar também o nome científico.  Isso agregaria conhecimento para quem está e enviando o registro, disse ele.

Assim como Thiago Bastos, todos os colaboradores do SISS-Geo contribuem para o monitoramento da fauna local, a prevenção de zoonoses e a conservação da biodiversidade de sua região.

O engajamento e colaboração de cidadãos comuns, profissionais e pesquisadores interessados e atuantes em saúde silvestre e humana são fundamentais para a melhoria do Sistema de Informação em Saúde Silvestre - SISS-Geo, e o desenvolvimento de modelos de alerta precoce de doenças.