Boletim Informativo 17
bi-17

Nesta edição mostramos experiências SISS-Geo presentes no 1º Congresso Brasileiro de Trilhas e como fomos destaque no controle da Febre Amarela no norte de MG. Também contamos com uma incrível matéria sobre a Yersinia Pestsi, também conhecida como Peste.


SISS-Geo nas trilhas - A importância do ecoturismo para a vigilância de zoonoses emergentes e monitoramento da fauna

O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é um segmento que abrange, além do lazer e da atividade física, a educação ambiental e a conservação da natureza a fim de promover a sustentabilidade das áreas naturais.


SISS-Geo é destaque em capacitações de controle da febre amarela no norte de MG

Em dois anos, mais de 150 agentes de saúde de 20 municípios da região Norte de Minas Gerais foram treinados para usar o Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo.


A importância da conservação no surgimento e reemergência de zoonoses

A destruição e a ocupação humana dos habitats naturais, o tráfico de animais silvestres, contaminações ambientais, alteração nos cursos dos rios, mudanças no clima, entre outras alterações, podem facilitar a transmissão de microrganismos para diversas espécies.


Nova lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção

Em junho deste ano, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) pela portaria MMA Nº 148, de 7 de junho de 2022, publicou uma nova lista de espécies brasileiras que estão sob algum risco de extinção, o que não ocorria desde 2014.


Bicho no SISS-Geo - Preá

Comentamos sobre o registro destaque do colaborador Pedro Passos.


Como adicionar mais de um animal num mesmo registro!

Para o monitoramento da fauna e de zoonoses o ideal é que cada animal seja registrado individualmente. Para reduzir o trabalho de quem está em campo e evitar erros, o SISS-Geo dispõe de uma funcionalidade que facilita esse trabalho.