Aplicativo SISS-Geo apresenta resultados de participações a partir do lançamento em 2015

A partir do primeiro semestre de 2015, o Centro de Informação em Saúde Silvestre da Fiocruz disponibilizou para o público em geral o aplicativo do Sistema de Informação em Saúde Silvestre - SISS-Geo, em sua versão para Android.

Com sua disponibilização, todas as pessoas podem participar do monitoramento de zoonoses emergentes enviando informações e fotos de animais silvestres e as características do local onde foram observados por meio do celular ou web.

Os registros enviados são organizados e analisados no Centro de Informação por meio de modelos computacionais projetados para detectar possíveis anormalidades que indiquem riscos à saúde animal e humana.

A aplicação dos modelos depende da entrada de grande volume de registros e da ampla distribuição destes, os quais devem ser suficientemente representativos de todas as regiões do país.

Desde o lançamento verifica-se um gradual crescimento da utilização do sistema e engajamento da população:  o número de instalações do aplicativo chega a 900 aparelhos com 220 colaboradores cadastrados, além do envio de registros de todas as regiões do país, contando com a participação de 16 estados e do Distrito Federal (ver mapa).

Essa participação pode ser vista no mapa a seguir, o qual apresenta a localização das observações enviados até o mês de setembro.

O constante desafio do Centro de Informação é promover sinergia entre os setores relacionados com a saúde silvestre e humana e estimular a participação de especialistas e da população em geral para o uso do SISS-Geo.

O SISS-Geo pode ser obtido gratuitamente na loja virtual Google Play, ou no site do Centro de Informação em Saúde Silvestre (http://www.biodiversidade.ciss.fiocruz.br) onde também é possível acessar mais informações.

Segundo Eduardo Krempser, integrante da equipe do SISS-Geo, nos próximos meses novas funcionalidades e melhorias serão implementadas assim como a versão para aparelhos com sistema operacional IOS.