Bicho no SISS-Geo - Preá


Colaborador: Pedro Passos
Local: Alto Paraíso de Goiás - GO
Registro no SISS-Geo: 21881
Nome popular: Preá
Taxonomia: Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Mammalia, Ordem Rodentia, Família Caviidae, Gênero Galea, Espécie Galea spixii.
Distribuição: Ocorrem nos biomas Cerrado e na Caatinga, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.
Descrição: São roedores de tamanho médio a grande, que não possuem cauda. A coloração geral varia de acinzentada a amarelada, com partes esbranquiçadas ou brancas, como o ventre e ao redor dos olhos. Possuem apenas quatro dedos nas patas dianteiras e três nas traseiras.
Biologia: São terrestres e diurnos com pequena atividade noturna. Vivem em grupos e se reproduzem de seis a sete vezes por ano. A gestação dura de sete a oito semanas e nascem, em média, três filhotes por ninhada, podendo chegar a cinco. Sua alimentação é estritamente herbívora, baseada em folhas, brotos, raízes, frutas e sementes. Podem invadir plantações para obter comida, especialmente em áreas degradadas.
Ameaças: São frequentemente caçadas para alimentação em algumas regiões onde sua carne é bastante apreciada e, em alguns casos, ingerida com finalidades terapêuticas. Além da caça, a diminuição de suas áreas nativas põe em risco as populações nativas. Quando invadem as plantações acabam sendo vistas como praga, perseguidas e mortas.
Risco de Extinção:  Pouco preocupante (IUCN).