O "Rio nas Montanhas" é um evento organizado pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar da Urca, unidade de conservação municipal sob gestão da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.
O evento consolida a tradicional Abertura de Temporada do Montanhismo (ATM), que ocorre desde 1987, e faz parte do calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro (artigo 7º do Decreto Municipal nº 31.906/10).
O evento realizado na Urca (Rio de Janeiro) em 26 e 27 de abril de 2025, contou com a participação de organizações de montanhismo, unidades de conservação em áreas de montanha das diferentes esferas de governo, como o ICMBio, INEA e Prefeitura do Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Fiocruz, Subprefeitura Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro e diversas organizações não governamentais.
A parceria entre Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre (PIBSS/Fiocruz) e a Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro trouxe para o evento a Saúde nas Montanhas com a disponibilização de vacinas contra gripe, tríplice viral, febre amarela, tétano, difteria e coqueluche, na Tenda da Divisão de Vigilância em Saúde.
A Tenda do SISS-Geo Fiocruz com o tema Tecnologias digitais para monitoramento da saúde dos animais buscou conscientizar o público sobre os cuidados com animais silvestres e a população, abordando a propagação de doenças, vigilância participativa e ciência cidadã.
O evento busca celebrar e difundir a cultura da montanha, que possui uma história secular no Estado. Dessa forma, possui uma extensa programação gratuita visando divulgar para a população e turistas as oportunidades que a Cidade e o Estado oferecem para as práticas de atividades na natureza (incluindo em suas unidades de conservação) e também sensibilizar para que essas atividades sejam realizadas alinhadas às melhores práticas, de forma ambientalmente responsável e mais segurança.
Durante o evento também são realizadas ações sociais, educativas e solidárias, como a campanha de doação de leite em pó, plantio de árvores, caminhada acessível para portadores de deficiência, entre outras.
e contou com a participação que inclui montanhismo social, workshops técnicos, atividades institucionais e uma gincana interclubes. A parceria entre o SISS-Geo da Fiocruz e a Prefeitura do Rio de Janeiro trouxe importantes iniciativas para a Saúde nas Montanhas:
Vacinação: No sábado, dia 26 de abril, será oferecida vacinação contra gripe, tríplice viral, febre amarela, tétano, difteria e coqueluche. É recomendado que os adultos levem a carteira de vacinação, enquanto para as crianças, a carteirinha é obrigatória. O atendimento será das 08:00 às 16:00 na Tenda da Divisão de Vigilância em Saúde.
Tecnologias digitais para monitoramento da saúde dos animais: Nos dias 26 e 27 de abril, também ocorrerá uma conscientização sobre os cuidados com animais silvestres e a população, abordando a propagação de doenças, vigilância participativa e ciência cidadã. O evento será realizado na Tenda Fiocruz Biodiversidade, das 08:00 às 16:00.
Essas ações são essenciais para promover a saúde e o bem-estar da comunidade e da fauna local.