O "Rio nas Montanhas" é um evento organizado pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar da Urca, unidade de conservação municipal sob gestão da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.
O evento consolida a tradicional Abertura de Temporada do Montanhismo (ATM), que ocorre desde 1987, e faz parte do calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro (artigo 7º do Decreto Municipal nº 31.906/10).
A parceria entre a Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre (PIBSS/Fiocruz) e a Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro trouxe a Saúde nas Montanhas com a disponibilização de vacinas contra gripe, tríplice viral, febre amarela, tétano, difteria e coqueluche, na Tenda da Divisão de Vigilância em Saúde.
A Tenda do SISS-Geo Fiocruz com o tema Tecnologias digitais para monitoramento da saúde dos animais buscou conscientizar o público sobre os cuidados com animais silvestres e a população, abordando a propagação de doenças, vigilância participativa e ciência cidadã.
Na palestra Bicho na Montanha? Registre no SISS-GEO/FIOCRUZ, a equipe da PIBSS/Fiocruz representada por Marcia Chame coordenadora e João Daniel Santos, biólogo, apresentaram o SISS-Geo, no contexto da Ciência Cidadã que possibilita aos colaboradores registrarem animais silvestres, vivos ou mortos, em qualquer lugar do Brasil.
O público conheceu as principais funcionalidades da plataforma e como os alertas gerados para investigação da saúde dos animais, em tempo real, identificam a ocorrência das espécies de animais silvestres no país, gera modelos de previsão de ocorrências de zoonoses e apoia ações dos órgãos governamentais nas áreas do Meio Ambiente e da Saúde.
O evento buscou celebrar e difundir a cultura da montanh e Waldecy Lucena, vice-presidente da FEEMERJ que há mais de trinta anos pesquisa a história do montanhismo brasileiro, apresentou a histórias de montanhistas que ajudaram a contar a história do montanhismo fluminense. Durante a palestra Marianna Chame que escalou o Dedo de Deus em 1956, foi homenageada sob intensos aplausos da platéia presente.
Assista no vídeo abaixo a cobertura do evento feita pelo Canal Saúde da Fiocruz